As leis de condomínio são regidas pelo Código Civil Brasileiro. Afinal, é necessário estabelecer normas nacionais para regulamentar as relações dos moradores com o condomínio.
Isso vai desde a construção das multas até a aplicação delas. Quem escolhe morar em condomínio preza pela segurança e comodidade, inclusive, de questões legislativas. É importante que tanto os moradores quanto o síndico conheçam as regras, o regimento interno e a convenção do condomínio.
O Código Civil Brasileiro está em vigor desde 2003 e conta com 27 artigos sobre a vida em condomínio. Nele, explica-se de fração ideal às decisões tomadas em assembleia. Consta, até mesmo, a obrigação de se fazer seguro no local e a extinção do condomínio. É lá, também, que estão itens como eleições, multa e barulho.
O Código Civil se baseia na constituição federal e se caracteriza por uma série de normas sobre os direitos e deveres dos cidadãos, de seus bens e suas relações no âmbito privado. A legislação condominial serve justamente para resguardar os condôminos e guiarem a administração desses espaços e é nela que você acha leis sobre o barulho, assembleias, multas, entre outras.
A legislação atual está em vigor desde 11 de janeiro de 2003 e os artigos 335 e 336, por exemplo, dizem respeito aos direitos e deveres do condômino.
Direitos:
Deveres:
Com relação à eleição do síndico, a legislação condominial diz que este deve ser escolhido em assembleia e não deve permanecer no cargo por mais de dois anos. As suas responsabilidades são:
Uma administradora de condomínios é uma empresa voltada para dar comodidade aos moradores. E, com relação a legislação condominial, elas são especialistas no assunto. A contratação de uma administradora de condomínios pode ajudar bastante a gestão de um condomínio, principalmente se o condomínio decidir por contratar um sindico profissional.
Além das leis que regem os condomínios, existem a convenção de condomínio e o regimento interno. Elas estão abaixo da constituição, caracterizando-se apenas por serem institucionais e estabelecerem o valor da quota ou outros detalhes sobre a administração condominial.
As leis de condomínio estabelecidas pela Constituição Federal devem ser respeitadas por todos, assim como as convenções e o regimento interno, cabendo ao síndico administrar essas questões da melhor maneira possível. Ele deve utilizar o que está descrito nos deveres e direitos relacionados a cada um e aplicar a lei na administração condominial.
Referências: ADM Casa, SindicoNet, APSA
Assembleia virtual, melhor administradora de condomínios, administradora de condomínios em BH, administração de condomínios. Saiba…
Taxa de condomínio, melhor administradora de condomínios, administradora de condomínios em BH. Saiba mais!
Cobrança de condomínio em atraso, administração de condomínios BH, administradora de condomínios BH, administradora de…
Fundo de reserva, administradora de condomínio BH, gestão condominial, administradoras de condomínios em BH. Saiba…
Renovação AVCB, administração de condomínios, AVCB, administradora de condomínios em BH, administradora de condomínios BH.…
Contratos de trabalho, suspenção dos contratos de trabalho, redução de jornada e salário, administradoras de…