A administração de condomínio requer responsabilidade. Essas responsabilidades são atribuídas ao síndico, que pode repassá-las à uma empresa ou profissional terceirizado mediante aprovação da assembleia, como é o caso de uma administradora de condomínio. Mas você sabe como essas responsabilidades são divididas? Sabe o que cabe a cada um desses responsáveis? Preparamos esse artigo para tirar suas dúvidas, caso esteja pensando em contratar uma conservadora e administradora de condomínio para o seu condomínio.
Resumidamente, o síndico tem a função estratégica da gestão, enquanto a administradora de condomínio tem a responsabilidade de auxiliar o síndico nas suas funções administrativas e no cumprimento de todas as exigências legais. Ao contratar uma administradora, parte das atribuições do síndico são repassadas a essa empresa e essas atribuições devem estar bem definidas em contrato para evitar futuros questionamentos. Reforçando, o síndico ainda é o representante legal dos interesses do condomínio em todas as esferas: administrativa, judicial e condominial, e a prestação de contas deve ser feita anualmente ou quando exigidas.
Uma boa gestão de condomínio depende do bom relacionamento entre o síndico e a administradora de condomínio e um mal relacionamento entre eles pode resultar em falhas de comunicação, atrasos, dificuldade no controla da inadimplência, entre outros problemas. Nos piores casos, o condomínio pode até sofrer com fraudes ou desvios de dinheiro. Para evitar esses problemas é fundamental que o síndico tenha foco em sempre garantir a boa administração do condomínio e o bem-estar na vida em comunidade. Pois, no final do dia, as principais vítimas de um relacionamento conturbado entre sindico e administradora são os próprios condôminos.
Se você é sindico do seu condomínio e mora em Belo Horizonte, procure por conservadoras em BH ou administradora de condomínios em BH para saber mais sobre o serviço de conservação e administração de condomínio. Vamos, então, às responsabilidades da administradora de condomínio.
É importante que fique claro, em contrato, o conjunto de atividades que serão repassadas à administradora. Compreenda quais são suas responsabilidades:
Lembrem-se, o síndico o principal responsável por fiscalizar o trabalho da administradora dentro do condomínio. Como síndico, busque sempre fazer o seu melhor para evitar problemas administrativos, trabalhistas e financeiros no condomínio. E isso inclui ficar sempre de olho nas ações da administradora de condomínio.
Referências: TownSQ, Conadserviços, CondomínioSC
Assembleia virtual, melhor administradora de condomínios, administradora de condomínios em BH, administração de condomínios. Saiba…
Taxa de condomínio, melhor administradora de condomínios, administradora de condomínios em BH. Saiba mais!
Cobrança de condomínio em atraso, administração de condomínios BH, administradora de condomínios BH, administradora de…
Fundo de reserva, administradora de condomínio BH, gestão condominial, administradoras de condomínios em BH. Saiba…
Renovação AVCB, administração de condomínios, AVCB, administradora de condomínios em BH, administradora de condomínios BH.…
Contratos de trabalho, suspenção dos contratos de trabalho, redução de jornada e salário, administradoras de…