gestao-de-condominio-administradoras-de-condominios-em-bh

O número de ações por inadimplência em condomínios vem diminuindo. Foi estimado, em São Paulo, que em outubro, 958 processos foram ajuizados e, em setembro, o número passou de 970. Foi observado que o inadimplente prefere negociar a dívida, pagar parcelado, a ter seu nome inscrito no serviço de proteção ao crédito ou de estar sujeito a uma ação de cobrança judicial. Mas como fazer com que esse número caia no condomínio onde você é sindico ou no condomínio onde a sua empresa administradora de condomínios BH presta serviços? Como lidar com esse problema?

Gestão de condomínios – Inadimplência – Como lidar?

Cada vez mais os síndicos e condôminos estão preferindo aderir a serviços de administradoras de condomínios em BH. É uma ótima maneira de agilizar os processos mensais, facilitar reuniões e assembleias, tratar melhor a segurança, limpeza, e outros fatores. A gestão de condomínio é o principal motivo da contratação de empresas administradoras de condomínios em BH.

Viver em comunidade significa ter de enfrentar problemas diariamente. Como síndico, você já deve ter percebido que a inadimplência em condomínio é um problema real. Lidar com inadimplentes é complicado. Além de atrapalhar o trabalho do síndico, também atrapalha a vida de quem paga o condomínio em dia. Este pode ser o maior motivo de contratação de serviços terceirizados de gestão condominial: facilitar o trabalho do síndico e deixar o trabalho administrativo para uma empresa especializada.

É raro um síndico que não passa pela situação de ter ao menos um morador inadimplente. A falta de pagamento das cotas condominiais se torna um grande problema que afeta:

  • Na verba mensal do empreendimento;
  • Rateio da cota condominial apenas para condôminos adimplentes;
  • Síndico – ele precisa gerenciar a crise e talvez entrar com cobranças judiciais.

Além disso, o não pagamento da cota condominial pode afetar diretamente a gestão de condomínio. Mas como? Bem, para começar, os funcionários, a segurança e as manutenções do condomínio são pagos com a verba arrecadada pelas taxas condominiais. Quando algum morador deixa de pagar a taxa condominial, o condomínio tem desfalque financeiro. Se um não paga, outros tem que pagar para cobrir o buraco deixado pelos moradores inadimplentes. É um problemão, correto?

Gestão de condomínio – Como reduzir a inadimplência

O primeiro passo seria contratar uma administradora de condomínios BH. Essas empresas são especializadas em administrar condomínios, assim como lidar diretamente com os inadimplentes, entre outros assuntos. Confira em nosso SITE.

A segunda dica é: manter uma boa organização das finanças. Se você é síndico, observe sempre com cuidado e atenção toda e qualquer arrecadação de taxas. Essa medida é importante para evitar um possível déficit e que não passe despercebido, se tornando uma bola de neve. Quanto antes o síndico perceber um problema, mais rápido poderá agir.

Outra dica também é: realizar notificações aos condôminos sobre as datas de validade. O pagamento com atraso pode ocasionar em problemas no fluxo de caixa do condomínio.

Gostou das dicas? Entre em nosso blog e fique por dentro das notícias sobre empresas de gestão condominial e administradoras de condomínios em BH. Saiba, também, dos serviços que nós, da Classe A, oferecemos.

Referências: Investimentos e Notícias, Secovi, Townsq

WhatsApp chat