O eSocial á uma plataforma que integra o envio de informações para o INSS, Receita Federal e Ministério do Trabalho. Condomínios, síndicos e/ou síndico profissional e empresas de administração de condomínios devem estar preparados para o novo sistema, totalmente online (através do Portal eSocial), que irá pedir muito mais organização e planejamento da gestão.
Os condomínios estão obrigados a aderirem ao eSocial Empresas e a partir de agora entra em um novo grupo e devem enviar as informações, também, em um novo prazo. Devido as mudanças de cronograma eSocial, os condomínios devem estar atentos, pois essas mudanças devem serem cumpridas adequadamente a partir desse ano. Essa nova obrigação é uma quebra de paradigma enorme para síndicos e/ou síndico profissional e empresas de administração de condomínios, devido às elevadas multas envolvidas, à complexidade do uso.
Devido as multas que podem ser aplicadas, é importante que os condomínios entrem em contato com a empresa de administração de condomínios para ficarem por dentro do cronograma eSocial ou que o síndico entre no portal eSocial para se atualizar sobre os prazos. Como o eSocial é um programa novo alguns síndicos e, até mesmo moradores, estão se perguntando o que é eSocial. Essa dúvida pode ser sanada com a administração de condomínios.
É importante também que os síndicos e administradoras de condomínio estejam por dentro do SPED Fiscal. O SPED Fiscal é um programa de escrituração digital da receita federal pelo qual as empresas realizam apuração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). É importante que a administradora de condomínios e/ou conservadora de condomínios saiba do uso dessa ferramenta, pois alguns serviços prestados por eles envolve o fornecimento de material de limpeza para os condomínios e esses impostos precisam ser apurados.
As informações enviadas pelo eSocial já são informadas ao governo atualmente. A diferença é que o envio das mesmas será unificado e online, e em tempo real. Informações que serão repassadas online pelo portal eSocial:
É importante que os condomínios se adequem ao novo sistema a fim de evitar multas ao governo e vale lembrar que as administradoras de condomínios devem, também, se preparar para a mudança, procurando acompanhar as novidades no portal eSocial. Gostaram da publicação? Caso tenham mais dúvidas, entrem em contato conosco.
Referências: SindicoNet, SindicoNet, Jornal Contábil
Assembleia virtual, melhor administradora de condomínios, administradora de condomínios em BH, administração de condomínios. Saiba…
Taxa de condomínio, melhor administradora de condomínios, administradora de condomínios em BH. Saiba mais!
Cobrança de condomínio em atraso, administração de condomínios BH, administradora de condomínios BH, administradora de…
Fundo de reserva, administradora de condomínio BH, gestão condominial, administradoras de condomínios em BH. Saiba…
Renovação AVCB, administração de condomínios, AVCB, administradora de condomínios em BH, administradora de condomínios BH.…
Contratos de trabalho, suspenção dos contratos de trabalho, redução de jornada e salário, administradoras de…