Atualmente, muitos síndicos estão optando por empresas terceirizadoras de mão-de-obra, conservadoras em Belo Horizonte, síndico profissional e administração de condomínios. Em uma pesquisa realizada em 2015 foi visto que 36% dos síndicos que responderam a uma enquete responderam que utilizam mão-de-obra terceirizada no seu condomínio. A prática de terceirização vem se tornando comum em muitos condomínios e conquista, a cada dia, novos adeptos com a possibilidade de contratar desde serviços de segurança privada, portaria, recepção e limpeza.

A terceirização é uma boa opção porque oferece soluções diversas para atender às necessidades dos condomínios, porém cada caso deve ser avaliado individualmente. Mesmo sendo tendência atualmente, o tema ainda gera dúvidas e divide opiniões. Alguns condomínios ainda preferem contratar a própria equipe de funcionários. Empresas de segurança em BH, administradora de condomínios em BH e conservadoras em Belo Horizonte oferecem serviços que podem gerar economia na folha de pagamento do condomínio, mas esse benefício logo se mostrou pouco factível, pois alguns custos, na prática, acabam sendo semelhantes aos da contratação direta de profissionais.

Desde então, foi percebido que o principal benefício da terceirização era a vantagem de o síndico, juntamente com o síndico profissional, empresas de segurança em BH e conservadora em BH, poder delegar uma parte da administração condominial extremamente importante. Por exemplo, enquanto as terceirizadas tomam conta de assuntos administrativos, fiscais, trabalhistas, o síndico residente toma conta de problemas entre condôminos e tomam decisões importantes para a convivência entre eles.

Por exemplo, o síndico não fica sendo mais responsável direto pela gestão dos funcionários. Uma empresa administradora de condomínios em BH e/ou uma empresa de segurança privada quem deve escolher, treinar e dar feedback aos colabores, além de montar a escala e pagar salários e direitos dos trabalhadores. Mas quais os reais benefícios? Quais os papeis e atribuições das empresas terceirizadoras de mão-de-obra?

Empresas terceirizadoras de mão-de-obra

Esse tipo de empresa oferece funcionários para diversas funções do condomínio. Seja portaria, conservação, limpeza, segurança privada entre outros serviços. Uma empresa conservadora de BH oferece serviços de conservação, limpeza e segurança privada, enquanto uma empresa de administração de condomínios oferece serviços de folhas de pagamento de funcionários, consultoria em obras, entre outros.

Principais atribuições de empresas terceirizadoras

  • Oferecer funcionários para funções no condomínio.
  • Não deixar o condomínio sem funcionários.
  • Desenvolver uma escala inteligente e econômica para o condomínio.
  • Treinar os colabores sistematicamente.
  • Prover os equipamentos de trabalho dos funcionários.
  • Cumprir com o que foi acordado em contrato.
  • Oferecer direcionamento e feedbacks aos funcionários.
  • Providenciar a troca de funcionários que não estejam atendendo as necessidades do condomínio.

A terceirização pode ajudar a trazer economias para o condomínio, mas como falamos anteriormente, os custos podem ser iguais aos custos de contratar o próprio pessoal para as funções do condomínio e, contratar uma empresa terceirizadora que oferece o melhor preço (mais barato) pode não ser uma saída. Pois essa empresa pode não estar quitando os encargos e tributos devidos ou, até mesmo, contratando funcionários abaixo do piso da categoria. No futuro isso pode se tornar um passivo para o condomínio.

A terceirização pode trazer vantagens como funcionários treinados, melhor gestão de pessoal e menos trabalho para o sindico e a administradora. Em contrapartida, pode acontecer de a empresa não pagar devidamente direitos, encargos e tributos trabalhistas. Logo, é importante fazer uma boa análise de mercado com o objetivo de contratar a empresa mais bem-conceituada e que trabalhe dentro da lei, mesmo que seja mais cara.

Referências: SindicoNET, SíndicoNET, CondomíniosC

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat