vazamento-em-apartamento-administradora-de-condominio-bh

Só quem mora em condomínios sabe que a convivência é um fator importantíssimo e que qualquer desacerto com um vizinho pode virar uma grande dor de cabeça. Um dos maiores problemas (e mais estressantes) é a questão de vazamento em apartamento ou infiltração entre os apartamentos.

Primeiro, que é um problema que envolve condôminos, inquilinos, moradores e síndicos. Segundo, que cabe ao síndico intermediar possíveis problemas entre os envolvidos em cada caso de vazamento. Mas como descobrir um vazamento em apartamento?

Apesar de ser comum, algumas pessoas têm problemas para identificar o problema de vazamento em apartamento. Segundo as administradoras de condomínios em BH, os principais indícios de infiltração são:

  • Manchas escuras no teto e nas paredes do apartamento.
  • Azulejos soltos.
  • Pintura descascando.
  • Surgimento de bolhas na pintura.
  • Umidade na parede.
  • Rodapés se soltam ou ficam manchados.
  • Mofo no apartamento.

Administradoras de condomínio em BH – Infiltrações em condomínios

Caso um condômino esteja suspeitando de algum caso de infiltração, é importante que ele entre em contato com o síndico ou com a administradora de condomínio BH responsável pela administração do condomínio.

Caso a infiltração seja comprovada, será necessário contratar um prestador de serviços para resolver o problema. Ele será o encarregado de descobrir a fonte do problema de vazamento entre apartamentos.

Ao realizar a contratação do prestador de serviços para a solução do problema de vazamento em apartamento, é de responsabilidade do síndico fazer uma notificação às unidades vizinhas sobre o vazamento.

Apenas com uma vistoria profissional é possível saber a origem do vazamento e em quais apartamentos o vazamento está afetando. Dessa maneira, é possível determinar quem deve pagar pelo conserto do problema.

Lei 10406 – Direitos e Obrigações dos síndicos e condôminos

A lei 10406 é a lei que trata sobre os direitos e obrigações dos síndicos e condôminos. E é com base nessa legislação que os gestores irão se respaldar para a criação da Convenção de Condomínio e do Regimento Interno, bem como para a organização de Assembleias.

Alguns condomínios possuem um regimento e convenção mais antigos e estão se adequando à legislação da lei 10406/2002. Com a ajuda de administradoras de condomínio em BH é possível realizar uma reformulação da convenção e regimento, pois o documento reúne as principais questões em torno de atribuições de responsabilidades a síndicos e moradores que precisam ser respeitadas por todos.

A lei 10406/2002 trouxe modificações que aborda cerca de 27 artigos sobre a vida em condomínio. A seguir, apresentamos alguns dos principais pontos com relação aos direitos e obrigações de síndicos e moradores:

Direitos

  • Contar com o apoio dos moradores na busca por soluções para a tomada de decisões importantes que busquem o bem comum.
  • Ser consultado pelos moradores somente durante o seu horário de trabalho, tendo suas horas de descanso respeitadas.
  • Não ser acusado injustamente pela não soluções de problemas no prédio.
  • Remuneração prevista em Convenção, onde se determina a isenção da taxa de condomínio ou definição de honorário.

Deveres

  • Convocar a assembleia de condôminos.
  • Representar ativa e passivamente o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns.
  • Dar imediato conhecimento à assembleia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio.
  • Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento e as determinações das assembleias.

Com relação aos moradores, os principais pontos são a utilização das áreas comuns desde que não haja exclusão dos demais compossuidores, contribuir com despesas do condomínio, não realizar obras que comprometam a segurança da edificação e não prejudicar o sossego.

Os problemas de vazamento em apartamento são comuns em edifícios e o síndico, as administradoras de condomínios em BH e os moradores devem trabalhar em conjunto para conseguir resolver o problema antes que afete uma grande quantidade de apartamentos.

Esperamos ter ajudado você com suas dúvidas sobre vazamento em apartamento e as regras de condomínio perante a lei 10406/2002. Para mais informações sobre o atual cenário, possíveis problemas condominiais, administradoras de condomínios em BH, acesse nosso site e blog.

Referências: Townsq, Síndico NET, Calleadv, Fibersals

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat