Você sabe o que fazer se o cheiro do cigarro do vizinho te incomoda? O cigarro do vizinho é um dos motivos mais comuns de briga em condomínios, você sabia disso? Com certeza o síndico profissional do seu condomínio já deve ter recebido inúmeras reclamações sobre este problema. E, como síndico profissional, ele é obrigado a acatar as reclamações e todas as medidas cabíveis.

Este problema é um dos mais complicados de se resolver. Por exemplo, se o vizinho comprovar que fuma dentro de casa, qualquer multa aplicada pelo síndico profissional pode ser facilmente suspensa judicialmente. Pergunte à administração de condomínios BH do seu condomínio sobre esse tipo de problema.

Administradora de condomínios em BH – Lei Federal 10.406/2002

Segundo a lei Federal 10.406/2002: “Deveres dos condomínios: item nº IV: Dar às suas partes a mesma destinação que tem a edificação, e não as utilizar de maneira prejudicial ao sossego, salubridade e segurança dos possuidores, ou aos bons costumes”. Portanto, não é fácil enquadrar o fumante nessa lei, ainda mais se ele estiver fumando em seu apartamento.

Porém, a administradora de condomínios em BH e o síndico profissional costumam oferecer reuniões mediadoras para tentar sanar o problema do cheiro do cigarro em outros apartamentos. Este é o primeiro passo para garantir o sossego com relação a este assunto. Está com problemas com o cigarro do vizinho? Chame o síndico profissional e faça uma reunião com o seu vizinho. Tente, primeiramente, resolver na conversa.

Administradora de condomínios BH – Fumar em varandas e áreas comuns

Como falamos, quando o condômino fuma dentro de seu apartamento, fica difícil de notificá-lo ou multá-lo por causa do cheiro de cigarro. Essa situação é bastante comum e o síndico profissional já sabe lidar com isso. O problema é, quando o morador fuma na varanda, janela ou área comum do prédio. Dessa maneira ele permite que a fumaça entre mais facilmente pela janela dos outros apartamentos vizinhos.

Nesse caso, o síndico profissional e a administração de condomínios devem ser informados para tomar as devidas providências. O síndico profissional deve consultar o regimento interno e as normas internas do condomínio e, caso não haja menção a esse tipo de problema, caberá a ele, o síndico profissional informar ao fumante que ele está incomodando.

Problemas desse tipo às vezes resolvem-se com a administração de condomínios e o serviço de conversa conciliatória que eles normalmente oferecem. Caso o problema persista, cabe a aplicação de multa. Ainda assim, pode ser que o problema não se resolva e, caso não resolver, entre em contato, novamente com a administradora de condomínios BH e suba com esse problema para a justiça, pois esse problema se trata de uma questão muito delicada, que envolve direito à propriedade e a análise é feita caso a caso.

Gostou do artigo? Você tem problemas desse tipo? Não deixe de comunicar ao síndico profissional e, lembre-se, sempre tente resolver de maneira pacífica através da conversa. Caso tenha mais alguma dúvida, acesse nosso site. Obrigado.

Referências: Condomínios SC, ADM Qualita, Síndico NET

WhatsApp chat