O que é uma administradora de condomínios e qual a importância do síndico profissional?

A administração de condomínios é uma área totalmente voltada para dar comodidade aos moradores de algum condomínio. Quantas vezes você já ouviu falar de brigas envolvendo vizinhos? Brigas em função de barulho, vagas de garagem e inadimplência? Ou da dificuldade de encontrar um síndico que realize o trabalho seriamente e com profissionalismo? Ou de casos de desvio de dinheiro e pouca transparência com as contas do condomínio?
Essas questões já respondem o título deste texto: administrar um condomínio não é fácil. Veja abaixo alguns ponderamentos sobre essa profissão que está crescendo cada vez mais no Brasil inteiro: o síndico profissional.

O que é um administradora de condomínios? Por que surgiu a profissão de síndico profissional?

Com a crescente urbanização das cidades brasileiras, o que inclui Belo Horizonte, viver em condomínios verticais ou horizontais se torna algo cada vez mais comum: tanto em função da maior segurança que essa tipologia garante, ou aparenta garantir, quanto em função da própria necessidade de otimizar espaços da malha urbana.
Somando esta realidade a diversas outras que o homem pós-moderno tem lidar diariamente (como o trânsito, as distâncias percorridas e as próprias horas de trabalho), se torna cada vez mais complexo, mais cansativo e menos funcional administrar condomínios e a amplitude de problemas que os envolve.
Tendo isso em mente, a terceirização dos serviços de administração de condomínio acaba sendo a melhor saída para quem não tem nem experiência, nem tempo e nem vontade de trabalhar nessa função – que não é simples e acaba comandando boa parte do dia de quem se envolve.

O que uma administradora de condomínios faz?

Uma administradora de condomínios é responsável pela administração, contabilidade, assessoria jurídica, gestão de conflitos, elaboração de previsão orçamentária, assessoria para manutenção predial, administração de pessoal e funcionários e muito mais. Justamente por isso, uma boa administradora de condomínios sempre tem suas parcerias contábil, financeira, jurídica e de engenharia, já que suas atividades englobam todas essas áreas.
Para dar conta de tantas funções e atuações, o síndico profissional deve ser uma pessoa que busca sempre por informações, que têm iniciativa, persistência e comprometimento, que realiza todos os serviços com qualidade e eficiência, que consegue estabelecer metas e assumir riscos, que seja independente e autoconfiante e, acima de tudo, que tenha liderança no trabalho.

Quais os benefícios de profissionalizar a administração do condomínio?

Uma empresa especializada irá garantir diversos benefícios para os condôminos e para o edifício como um todo. Veja a seguir alguns deles.
Um síndico profissional experiente, antes de tudo, consegue garantir serviços diversos mais adequados às necessidades dos moradores, já que seu foco é totalmente entender e estudá-las. Além disso, sua experiência garantirá: menor quantidade de inadimplentes, funcionários mais qualificados, condomínio com menos riscos de receber penalizações legais, orçamento realizado com transparência e que reflete a realidade do que o condomínio precisa, imóveis mais valorizados, equipamentos com maior capacidade de uso e menor gasto com manutenção, e muito mais.

Nos acompanhe nas redes sociais

WhatsApp chat