O cargo de síndico é uma das funções principais dentro de um condomínio e o síndico profissional é um profissional que pode facilitar ainda mais a gestão no condomínio. Vamos falar, a seguir, algumas dicas sobre como se tornar síndico profissional. Você sabe o que precisa para ser síndico profissional?

Como falamos, o síndico é cargo importante em um condomínio e nem todos sabem como ser um síndico e nem tem todo o conhecimento para exercer e atuar na área. O síndico profissional pode facilitar esse processo.

Essa atuação tem ganhado espaço no mercado ultimamente e ele pode ser importante para a gestão do condomínio. O síndico residente normalmente trata de problemas administrativos e também de relações interpessoais. O síndico profissional cuida, estritamente, da parte profissional do condomínio.

Administração de condomínios – Funções do síndico profissional

  • Administração de condomínios.
  • Gerenciar fundo de reserva.
  • Organizar cronogramas de obras e manutenções.
  • Fiscalizar inadimplência e ações judiciais do condomínio.
  • Organizar reuniões e assembleias.
  • Coordenar a equipe de funcionários contratados e terceirizados.
  • Garantir a organização e preservação das áreas comuns do condomínio.

Administradora de condomínios BH – Síndico profissional – Vantagens

Uma administradora de condomínios BH normalmente oferece serviços de síndico, mas isso vai de acordo com o seu pacote de serviços contratados. Nem sempre um condomínio contrata um síndico externo para realizar serviços administrativos. Normalmente, um condomínio contrata uma administradora de condomínios em BH apenas para tratar de serviços administrativos, de segurança e higiene, por exemplo.

E as vantagens de se tornar um síndico profissional, quais são? Bem, esse tipo de serviço é considerado, normalmente, como freelancer, profissional autônomo. Primeiramente, é um serviço remunerado. Outra vantagem é poder atuar de forma independente e autônoma. A carreira como síndico profissional permite que o síndico trabalhe em vários condomínios ao mesmo tempo. Alguns trabalham remotamente, através de escritório ou até mesmo de casa. Porém, são necessárias algumas visitas in loco.

Atualmente já é possível procurar por cursos e Ebooks de curso de síndico profissional na internet. Alguns sites disponibilizam material para estudar as responsabilidades e os deveres da profissão. Claro que você também precisa conhecer do negócio e se especializar na área para atuar na função. Entre em contato com uma administradora de condomínios em BH e veja se eles oferecem um curso de síndico profissional.

Para atuar na área é necessário que você goste do trabalho e tenha perfil para exercê-lo. Liderança, idoneidade, organização, paciência e boa comunicação são características importantes para trabalhar na área e exercer a função de síndico externo. Também é necessário ter conhecimentos de contabilidade, administração, direito e recursos humanos. Como falamos anteriormente, existem cursos de capacitação voltados para essa função, então é importante que você se capacite para tal.

O ponto mais importante do síndico profissional é que ele supre o problema que muitos dos síndicos moradores reclamam: tempo, conhecimento ou até mesmo interesse na atuação. Então, é importante considerar o serviço de um síndico profissional.

Gostaram das dicas? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o serviço de síndico profissional.

Referências: TownsQ, TownsQ, Síndico Net, Tudo Condo

WhatsApp chat