Condomínio com projeto de paisagismo: o que fazer com a manutenção de jardins?

Dicas para realizar uma manutenção de jardins adequada!

Recentemente, a maioria das pessoas está preferindo morar em condomínios que possuem projeto de paisagismo – ou seja, que possuem jardim e área verde. Ao optarem por isso, acreditam que ele não trata apenas de um detalhe arquitetônico e estético a mais e sim de uma melhora para o bem-estar, para a saúde e para a qualidade de vida de maneira geral – o que é verídico! Apesar disso, as áreas verdes condominiais muitas vezes acabam se tornando uma grande dor de cabeça – afinal, como realizar uma manutenção adequada desses espaços? Em quem devemos colocar a responsabilidade de efetuar esta tarefa com profissionalismo? Como escolher as espécies vegetais adequadas para cada espaço? Como definir as regras de uso relacionadas aos espaços verdes?

Ao escolher morar em um condomínio com jardim, devemos, então, tomar uma série de cuidados – cuidados, estes, que envolvem desde a escolha das plantas até a forma de integrá-las aos ambientes de lazer. Portanto, veja a lista de dicas que a Classe A preparou para te ajudar a lidar com a manutenção de jardins e espaço verde:

1- Regras são importantes!
Primeiramente, defina a função do jardim para o seu Condomínio – ele é ornamental e contemplativo ou é parte da área de lazer e de convívio dos moradores? Ao definir, estabeleça regras de uso de imediato – afinal, ele é um espaço do Condomínio como qualquer outro.

2- Limpeza e conservação de jardins é indispensável!
Não adianta – a manutenção de jardins é indispensável. Inclusive, seu custo pode variar bastante: em função das características do próprio terreno, das espécies vegetais que foram plantadas e do objetivo que você definiu ao espaço.

3- Escolha as plantas com sabedoria!
As espécies vegetais a serem plantadas no espaço devem ser escolhidas com sabedoria – além de obrigatoriamente seguirem as características do espaço (É um espaço de sombra? De muita incidência de luz? As plantas poderão sofrer impactos?), indica-se, também, que elas coexistam em harmonia de cores, texturas e época de colheita/floração.

4- Solicite ajuda a uma Administradora de Condomínios
É indicado, também, que você conte com a ajuda de uma Administradora de Condomínios. Responsabilizando-a pela contratação de um arquiteto paisagista e um jardineiro, seu jardim estará em excelentes mãos no que diz respeito aos cuidados diversos: controle de inseticidas, podas, sistemas de rega e adubação correta.

5- Seu jardim merece cuidado! – Conservadoras em BH
O paisagismo em Condomínio realmente demanda tempo e merece cuidado – ainda bem que existem Conservadoras em BH (Belo Horizonte) que oferecem um trabalho excelente no que diz respeito à manutenção dos espaços condominiais. Com profissionais qualificados ao lado você pode ficar livre da dor de cabeça e aproveitar apenas o que os espaços verdes oferecem de positivo: muita qualidade de vida, bem estar e saúde! Não há dúvidas de que o esforço vale a pena!

Leia mais em nosso blog e nos acompanhe também no Instagram!

WhatsApp chat