A lei complementar nº 1257/2015 trata-se do Código Estadual de Proteção Contra Incêndios e Emergências, e trouxe várias inovações para o cenário da prevenção de incêndios, sendo as mais significativas: a obrigatoriedade do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), a obrigatoriedade da manutenção dos sistemas de prevenção de incêndios, a definição de responsabilidades e o poder de fiscalização para os bombeiros. A renovação AVCB, além de obrigatória, agora está mais rigorosa e visa aumentar a segurança e a disposição de equipamentos de segurança contra incêndios.
O AVCB Bombeiros é muito importante para um condomínio, pois ele permite a regulamentação e a vistoria de equipamentos e medidas eficazes para a segurança contra incêndio e pânico. A Emissão do AVCB Bombeiros em condomínios é obrigatória para atestar a eficácia das medidas de segurança e pânico e o síndico deve contar com uma consultoria da administradora de condomínios BH para ajudar na renovação do AVCB e para adequa-la às novas regras, sempre que houver alterações.
O AVCB é um documento obrigatório e se você tem dúvidas se o seu condomínio tem o documento e ele está atualizado, entre em contato com o síndico e a administradora de condomínios em BH responsável para tirar suas dúvidas. Caso ainda não tenham esse auto, é importante que o façam, e com urgência.
A nova lei definiu que o AVCB é obrigatório, bem como a manutenção dos equipamentos de segurança contra incêndio do condomínio. A preocupação agora dos síndicos e administradoras de condomínios em BH não é só com a renovação do AVCB, mas sim a sua constante preocupação com a manutenção dos equipamentos. Extintores recarregados anualmente, mangueiras passarão por destes hidrostático, bombas de incêndio e os alarmes devem ter manutenção constante, etc.
Para fixar, síndicos e administradoras de condomínios em BH, que, de acordo com o Código Civil e demais legislações, respondem civil e criminalmente pelo condomínios, e no caso de sinistros, podem responder até com o seu patrimônio pessoal. Diante do exposto fica claro que o síndico será muito mais cobrado diante de tais responsabilidades.
Mesmo com o poder de polícia para os bombeiros, a legislação ainda se encontrava incompleta e o bombeiro não podia atuar, pois ainda faltava regulamentar esse ‘poder de polícia’. Esse poder começou a valer só apos 10 de dezembro de 2018. E esse novo decreto definiu os parâmetros para o exercício da fiscalização de segurança contra incêndios pelos bombeiros, dentre os quais podemos destacar: a data de início das fiscalizações, quem poderá fiscalizar, as penalidades que poderão ser aplicadas, valor de multas, etc.
Para que um condomínio consiga tirar o AVCB é necessário verificar alguns documentos pertinentes à segurança. É necessário verificar se esses documentos estão em dia e de acordo com a lei vigente. Segue documentação:
O síndico tem a obrigação de renovar o AVCB conforme o prazo determinado no próprio auto de vistoria. E, normalmente, o AVCB Bombeiros é renovado entre 1 e 5 anos, podendo variar de estado para estado.
Gostou das dicas? Fique por dentro de mais notícias sobre administradora de condomínios BH, emissão de AVCB, leis e normas. Entre em nosso blog e saiba mais!
Assembleia virtual, melhor administradora de condomínios, administradora de condomínios em BH, administração de condomínios. Saiba…
Taxa de condomínio, melhor administradora de condomínios, administradora de condomínios em BH. Saiba mais!
Cobrança de condomínio em atraso, administração de condomínios BH, administradora de condomínios BH, administradora de…
Fundo de reserva, administradora de condomínio BH, gestão condominial, administradoras de condomínios em BH. Saiba…
Contratos de trabalho, suspenção dos contratos de trabalho, redução de jornada e salário, administradoras de…
Festas em condomínio, administradora de condomínios em BH, administração de condomínios, administradoras de condomínios em…