Com apenas uma pessoa ou um grupo pequeno de condôminos é muito difícil realizar mudanças em um condomínio. E quando uma dessas mudanças é a sustentabilidade, o assunto se torna mais difícil ainda. Realizar mudanças que realmente contribuam para a sustentabilidade pode ser um desafio para o condomínio. Temas como coleta seletiva, economia de energia e como economizar água nem sempre são preocupações em um condomínio.

Sustentabilidade em condomínios

Em um condomínio sustentável é importante que os moradores contribuam em como economizar água, na coleta seletiva e na economia de energia. Condomínios assim podem ser considerados sustentáveis, pois eles priorizam soluções para poupar recursos naturais. Outra coisa importante são os condomínios que captam água de chuva para limpeza de áreas comuns do prédio.

Como economizar água

Em um condomínio sustentável a economia de água é um dos temas mais importantes a serem abordados. Como falamos anteriormente, um dos pontos principais é a captação da água da chuva para a limpeza de áreas comuns do edifício. Outro ponto importante é a economia de energia. Todo o projeto elétrico de um condomínio sustentável é concebido de maneira a gerar mais economia aos moradores e incentivar o menor consumo de maneira geral.

Exemplo:

  • Equipar painéis solares para transformar energia solar em eletricidade que será utilizada na portaria, estacionamento e quadras, por exemplo.
  • Painéis solares para aquecimento de água do condomínio.

Você é síndico e deseja implementar um projeto de sustentabilidade? Você poderia procurar por uma administradora de condomínios BH para ajudar nesse projeto. Você pode encontrar uma administradora de condomínios BH que possui uma equipe especializada em sustentabilidade. Isso pode ser de grande ajuda caso você não saiba como implementar esse projeto. Você pode contar, também, com o serviço de um síndico profissional, junto com a administradora de condomínios BH.

Os condomínios sustentáveis são mais comuns em cidades com mais verdes e onde há investimento na melhoria de qualidade de vida da população e na busca pela eficiência de serviços de maneira sustentável. Quer saber algumas ideias sobre sustentabilidade? Podemos te mostrar.

Primeiramente é idealizar. Como poderia ser um condomínio sustentável e como suas ideias poderiam se adaptar ao seu condomínio? Compartilhe essas ideias, discuta com o restante dos moradores. Peça ao síndico para espalhar cartazes e convoque reuniões para mostrar a importância da sustentabilidade.

A compostagem é um início. Veja a possibilidade de instalar composteiras no condomínio e, com a ajuda dos moradores, faça o depósito de resíduos orgânicos no local apropriado a fim de contribuir com a manutenção do composto.

O condomínio possui área verde? Veja a possibilidade de o condomínio liberar uma parcela dessa área verde para a plantação do próprio alimento, de maneira orgânica. Iniciar uma horta comunitária permite que os moradores tenham alimentos frescos e mais saborosos.

Gostaram das dicas? Que tal procurar por uma administradora de condomínios BH e ficar por dentro de assuntos como a sustentabilidade e outros assuntos que podem contribuir para o bem-estar do seu condomínio? Faça contato através de nosso site.

Referências: FragMaq, Ecycle, Ecycle

WhatsApp chat