Terceirização de administração – administradora e conservadora de condomínios

Conservação e Administração de condomínios são serviços distintos e que podem ser prestados por uma só empresa. Conservadoras em Belo Horizonte costumam prestar serviços de administração e de conservação como limpeza, serviços de portaria, entre outros.

A administração condominial é uma prestação de serviços focada na gestão contábil, financeira e administrativa do condomínio enquanto o serviço de conservação é focado na limpeza do condomínio e, em alguns casos, a zeladoria e portaria social. Normalmente contrata-se uma empresa terceirizada para realizar esses tipos de serviços. Uma administradora também pode orientar o condomínio na elaboração de previsão orçamentaria, compras e contratações, realiza pagamentos, emite circulares e comunicados e, até mesmo, registra documentação em cartório.

Uma empresa terceirizada nada mais é que uma empresa escolhida por uma organização que delega suas responsabilidades a um terceiro, ou seja, essa organização contrata serviços de outra empresa para realizar algumas atividades sem que ela tenha nenhuma relação ou vínculo.

Atualmente, caso um condomínio queira contratar empresas de portaria em BH ou empresas de conservação e limpeza em BH estará apenas contando com a mão de obra fornecida por essas empresas. Mas caso deseje também a elaboração de balancetes, prestação de contas, controle de recebimentos das taxas condominiais, deverá optar pela contratação de uma administradora de condomínio.

Existe, também, a possibilidade de contratar administradoras que também são conservadoras de limpeza em BH. Da mesma maneira, essas empresas também podem oferecer serviços de zeladoria e portaria social. Dependendo do caso, contratar pelo menos uma conservadora para fornecer os empregados é interessante, pois a mesma tem pessoal treinado para cobrir as eventuais faltas dos empregados do edifício.

O mesmo também acontece na contratação de um serviço de administração, exclusivamente. Caso o condomínio decida contratar apenas uma empresa de administração, o síndico deverá negociar uma remuneração fixa por esse serviço, pois existem administradoras de condomínio em BH que cobram um percentual sobre o total da despesa do edifício. Tudo é conversado e é importante que esse assunto surja em pauta na hora de realizar a contratação.

 

O que avaliar na hora de contratar uma empresa terceirizada para o condomínio?

  • Avalie as referências e trabalhos já realizados antes de realizar a contratação.
  • Identifique quais atividades ou setores que realmente necessitam ser passados a terceiros.
  • Alinhe bem seus objetivos e necessidades com a empresa contratante.
  • Acompanhe e avalie a performance da equipe terceirizada continuamente.
  • Mensure os resultados da empresa terceirizada e avalie se os serviços realmente valerão a pena.
  • Mantenha um bom relacionamento com seus parceiros, isso evita problemas futuros e possíveis erros.

É importante ressaltar que o síndico é o representante legal e responde civil e penalmente pelo condomínio. Por isso, contar com uma prestadora de serviço séria é fundamental, pois o condomínio é corresponsável por questões administrativas e trabalhistas. O síndico deve fiscalizar o serviço prestado pela empresa terceirizada e avaliar se os funcionários estão recebendo conforme a legislação vigente, pois se acontece algum problema com o pagamento desses funcionários o condomínio, que é a empresa tomadora, tornara responsáveis por esses pagamentos.

Você é síndico? Mora em Belo Horizonte? Faça uma busca no Google por empresas de conservação e limpeza em BH e conservadoras de limpeza em BH para fazer uma cotação e saber quais serviços eles fornecem.

Referências: Sindico Post, GWOnline

Share This

Compartilhe!

WhatsApp chat