Mudança para apartamento novo – Regras do condomínio

Qualquer mudança, seja para casa nova ou condomínios em BH, requer planejamento e organização, tanto na saída do imóvel atual quanto para a entrada no novo. E, falamos de mudanças em condomínios, o planejamento deve ser ainda maior e os moradores devem estar cientes do regulamento interno e da convenção de condomínio.

O primeiro passo para sanar qualquer tipo de dúvidas é haver no regulamento interno ou na convenção do condomínio um item especifico sobre mudanças. A mudança para apartamento novo requer planejamento, como falamos anteriormente e é importante que o síndico do condomínio repasse as informações necessárias e, caso seja exista, entre em contato com a administração de condomínios ou conservadora de condomínios e, até mesmo, o síndico profissional responsável pelo condomínio para sanar qualquer tipo de dúvidas sobre as regras de mudanças.

É importante que algumas informações estejam no regulamento interno do condomínio:

  • Horário permitido de mudança.
  • Dias da semana permitidos para realizar a mudança.
  • Necessidade do agendamento prévio.
  • Responsabilidade do condômino novo caso haja danos às áreas comuns do edifício durante o manuseio dos móveis.
  • Caso o proprietário não esteja presente no momento da mudança, especificar quem de sua confiança irá acompanhar o processo.

É importante, também, estar em constante contato com o síndico ou síndico profissional para que eles estejam cientes do processo. A administradora de condomínios e/ou conservadora de condomínios responsável pelo condomínio pode passar algumas informações ao síndico e aos condôminos para que o processo seja facilitado e não haja problemas durante o mesmo.

Caso você esteja pensando em mudar para Belo Horizonte e já tenha escolhido o local para se mudar, consulte com o síndico sobre as regras de mudanças e, se necessário, peça que ele entre em contato com a administradora de condomínios para evitar possíveis problemas. Vários condomínios em BH possuem uma administração de condomínios que estão disponíveis para resolver qualquer tramite durante o processo.

O processo de mudança é o início de uma nova etapa de vida e o próprio processo de fazer a mudança pode ser uma fonte de preocupações e transtornos. É importante para o morador que está realizando a mudança cuidar tanto dos seus objetos e móveis pessoais como quanto da área comum do condomínio incluindo elevador, hall de entrada, entre outros. Caso o processo seja bem organizado e planejado, problemas poderão ser evitados.

Dicas:

  • Avise, com antecedência, ao condomínio e consulte o regimento interno.
  • Mantenha sempre o síndico ou o síndico profissional informado sobre a que etapa você está da mudança para que, se eles tiverem alguma dúvida, entrem em contato com a conservadora de condomínios e/ou administradora de condomínios.
  • Verifique se o condomínio possui um elevador de serviços para não impedir que os demais condôminos fiquem sem acesso ao elevador social.
  • Preocupe-se com a segurança durante a mudança. Informe a data e hora da mudança para que o síndico e o condomínio se prepare e fique atento a possíveis assaltos.

O processo de mudança não envolve apenas a mudança em si. É importante que as informações repassadas acima sejam consideradas, pois é criar uma boa relação com os novos vizinhos é importante para que o processo de mudança seja realizado sem problemas. É nesse momento que você começa uma relação com seus novos vizinhos e você não vai querer começar com o pé esquerdo, certo? Para se viver bem em comunidade, é necessário que existam regras e que estas sejam conhecidas e seguidas por todos. Dessa maneira, o convívio se torna fácil e agradável.

Referências: Tudo Condo, Síndico NET, Condomínios SC

WhatsApp chat