O que você precisa saber sobre administração de obras?

Você sabe como fazer um gerenciamento de obras? É um trabalho que exige muita atenção do engenheiro, pois ele precisa se preocupar desde o momento do estudo de viabilidade até o cumprimento de prazos para a entrega das chaves.

A gestão de obras é uma das etapas de maior importância na construção civil e é feita por um engenheiro ou arquiteto que fica responsável por desenvolver, acompanhar a execução e garantir que o resultado final esteja de acordo como projetado inicialmente. Existem casos em que não há acompanhamento tão próximo do arquiteto ou engenheiro e acaba ficando por sua conta mesmo de estar diariamente na obra ou reforma para fazer o acompanhamento do processo de execução.

Quando o assunto são obras e reformas em condomínios, a manutenção predial entra em campo. Ela nada mais é do que o ramo que cuida de toda a infraestrutura de um condomínio ou edificações através de serviços de reparos e consertos e até vistorias periódicas para checar se tudo está em funcionamento.

 

Quais são os tipos de manutenção predial?

  • Conservação – serviços de rotina como limpeza, jardinagem e outros ajustes feitos em pequenos intervalos de tempo.
  • Reparação – ações preventivas ou corretivas.
  • Restauração – intervenção corretiva para restaurar algo que deu problema.
  • Modernização – troca ou ajustes visando recuperar qualidade de modo que ultrapasse o desempenho projetado inicialmente.

A manutenção predial é importante pelo fato de que um edifício, com o passar dos anos, envelhece e, se não tomarmos cuidado ele vai perdendo sua capacidade e vida útil. Empresas de administração de condomínios costumam oferecer assessoria sobre administração de obras. Consulte uma administradora de condomínios próximo de você para saber mais a respeito.

 

Quais os serviços estão ligados a uma administração de obras?

Vamos a alguns exemplos de serviços mais comuns solicitados para este tipo de procedimento:

  1. Reparo de encanamentos, infiltrações e vazamentos.
  2. Sistemas de segurança.
  3. Sistema elétrico.
  4. Sistema de prevenção de incêndio.
  5. Fechamento de rachaduras não estruturais e pinturas.
  6. Manutenção de elevadores.
  7. Manutenção periódica das instalações de gás.
  8. Limpeza e serviços de jardinagem.

Cada um desses fatores deve estar incluído em um bom plano de gestão de obras, assim como os profissionais especializados responsáveis por cada tipo de serviço necessário para uma obra ou reforma tais como, bombeiro hidráulico, eletricista, engenheiros civis e profissionais de limpeza e jardinagem.

Os engenheiros são os profissionais responsáveis pela elaboração do plano de manutenção preventiva, vistorias especializadas em patologia das construções e atualização dos projetos construtivos quando houver intervenções. As manutenções preventivas e corretivas fazem parte de um plano de gestão de obras e esse engenheiro pode te ajudar na criação desse plano.

Ao contratar um serviço de assessoria em uma empresa de administração de condomínios você terá uma equipe especializada no assunto, mas é importante você, que é síndico do seu condomínio, faça o acompanhamento da obra juntamente com os profissionais responsáveis.

É importante que a obra seja acompanhada de perto, que você antecipe certas ações, como a compra de materiais de construção e, até mesmo, é importante criar um checklist do que vai ser necessário para a realização de uma tarefa durante toda a obra.

Lembre-se de ficar atento a todos os detalhes para se certificar que a obra será executada com excelência.

Referências: Casa Dicas, Sienge, Sossegue

WhatsApp chat