prestacao-de-contas-condominio-administradora-de-condominios-BH-gestao-de-condominio

Um dos pontos mais importantes em um condomínio é a transparência. O que torna a convivência fácil em condomínios, além do respeito com os condôminos, é a prestação de contas de condomínio. Ela é realizada anualmente e é obrigatória conforme o Artigo 1434, VIII, do código civil.

A prestação de contas em condomínios é um grande desafio para o síndico e administradoras de condomínios em BH. Muitos síndicos acabam recorrendo a empresas de administração de condomínios BH pela falta de familiaridade com os relatórios. A falta de conhecimento pode ocasionar em erros graves que coloca em risco a credibilidade da gestão do síndico diante dos demais condôminos.

Além da organização, é importante conhecer da legislação para realizar uma prestação de contas. Tal conhecimento pode ser adquirido com uma empresa de administração de condomínios Belo Horizonte, caso o seu condomínio possua esse serviço.

Nessa postagem, nós da Classe A, a melhor administradora de condomínios de BH, preparamos algumas dicas que podem te ajudar na elaboração de prestação de contas de condomínio.

Administradoras de condomínio em BH – O que é prestação de contas?

A prestação de contas é a apresentação de relatórios com informações sobre as transações econômicas realizadas dentro de um determinado período. Esse documento precisa conter dados detalhados sobre patrimônio líquido e bruto, despesas e receitas.

A documentação apresentada precisa ser original, pois só ela irá comprovar as despesas e receitas garantindo autenticidade na prestação de contas. Por fim, a prestação de contas é a comprovação de todos os gastos e ganhos do condomínio.

Você sabe quanto cobra uma administradora de condomínio para realizar uma prestação de contas? Seu condomínio possui serviço de administradoras de condomínios em BH? Veja no seu contrato se esse serviço está incluído ou se você precisará entrar em contato com a administradora para solicitar o serviço.

O objetivo da prestação de contas é mostrar toda movimentação financeira do condomínio. Garante transparência e mostra aos condôminos quais as receitas e despesas do ano corrente. Além disso, também é importante conter informações sobre fundo de reserva e, para garantir, ainda é interessante mostrar um planejamento de gastos futuros.

Administradoras de condomínio em BH – Como fazer a prestação de contas

Como falamos, realizar uma prestação de contas pode ser uma tarefa difícil para síndicos, principalmente os de primeira viagem. Por isso que comentamos em cima sobre quanto cobra uma administradora de condomínio para realizar a prestação de contas. Pode ser útil para o síndico e para o condomínio. O que você precisa para a prestação de contas:

  • Relatório de orçamento
  • Relatório de despesas
    • Despesas fixas
    • Despesas Variáveis
    • Despesas extras
  • Balancete
    • Saldo do Mês
    • Saldo atual
  • Inadimplência

Esses são os documentos básicos para iniciar uma prestação de contas. Eles são essenciais. Como falamos, a prestação de contas deve ser realizada uma vez por ano, durante uma assembleia de condomínio. O ideal é que seja realizada no início do ano, entre janeiro e março. Porém, é importante que o síndico verifique na convenção do condomínio se existe uma data pré-estabelecida.

Gostou das dicas? Faça contato através de nosso site. Somos a melhor administradora de condomínios de BH e estamos aguardando seu contato.

Referências: Townsq, Sindico Net, AcolWeb

WhatsApp chat